Postagens populares

sábado, 28 de maio de 2011

A importância da Educação Infantil

"Os primeiros anos de vida são verdadeiramente de educação. A construção da inteligência, a aquisição da aprendizagem, habilidades, valores e atitudes são desenvolvidos nesta fase e valem por toda a vida". 
 "Nos primeiros anos de vida que a criança aprende a aprender. É quando o cérebro humano estrutura seu raciocínio, portanto investir na primeira infância é um ato inteligente de um bom administrador e um passo estratégico para a melhoria da educação em nosso país". 



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lanchinho Saudável





Durante a hora do lanche das crianças é muito importante zelar pela alimentação saudável e nutritiva. Para isso, os pais devem ficar atentos ao que colocarem na lancheira de seus filhos. A merenda deve ser variada e balanceada, garantindo o fornecimento de energia e todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança.
 
Para a boa formação dos hábitos alimentares é importante que ela leve na lancheira um alimento de cada grupo: energéticos (pães e cereais), construtores (carnes, leite e derivados) e reguladores (frutas, verduras e legumes). Quanto menos açúcares e gorduras forem oferecidos, melhor.
Frutas, sucos de caixinha ou achocolatados e um pãozinho francês (ou de forma) com requeijão ou margarina, bolachas salgadas, cereais tipo Sucrilhos e bolo de fubá podem ser algumas das opções de alimentos nutritivos e saudáveis para a hora do lanche.
Refrigerantes, salgadinhos e doces industrializados e alimentos perecíveis devem ser evitados. O armazenamento inadequado pode levar à fermentação e ocasionar problemas gastrointestinais. Outra dica é evitar os iogurtes, que precisam de refrigeração para não estragar.
A mesma regra se aplica ao recheio do pão, pois ingredientes como o queijo ou o presunto – frios em geral - necessitam de refrigeração e também podem estragar se o armazenamento não for feito da maneira correta.
O lanche da criança em idade escolar precisa ser equilibrado e prazeroso, e adaptar-se às preferências pessoais. Os pais devem investir na variedade, usando sempre a experiência e o bom senso, e dar o exemplo. 
Fonte: Weruska Barrios, nutricionista